terça-feira, 28 de setembro de 2010

Barbara Chagas


Festival do Rio 2010


Nas entranhas do maior evento de cinema do país


Todos os anos durante duas semanas o Rio de Janeiro se transforma na capital mundial do cinema. Trata-se do maior evento de audiovisual da América Latina que, além de evidenciar a importância econômica e cultural do setor, estimula a indústria, promove a cidade e oferece à população acesso ao melhor da produção cinematográfica mundial.

O Festival como se conhece hoje nasceu da fusão, em 1999, dos maiores eventos cinematográficos da cidade na época: o Rio Cine, criado em 1994 para exibir filmes nacionais que tinham dificuldade para chegar ao circuito carioca, e a Mostra Rio de Cinema, que apresentava cinema internacional.

Desde então, o Festival vem crescendo em números e em território. O Grupo Estação é integrante dos principais eventos de cinema na cidade desde 1986. Mas, com o crescimento do Festival, novas praças em variadas áreas da cidade se reuniram ao Estação, como a Praia de Copacabana, que abriga a mostra O Bonequinho Viu, do jornal O Globo e Lonas Culturais da Prefeitura na Zona Norte e na Zona Oeste. Mas nada tão marcante quanto a inclusão do Cine Odeon, no Centro. O primeiro cinema do país foi salvo do abandono para virar o Palácio do Festival.

Outro marco de grande importância consolidado pelo Festival é uma plataforma para encontros de negócios audiovisuais. O Pavilhão é como um quartel general do cinema na cidade e funciona no Centro Cultural Ação da Cidadania, na Gamboa. É um espaço de intercâmbio e interação entre os participantes do evento e abriga mesas e seminários da RioMarket, debates do Cine Encontro, sessões 3D e o Espaço Games. Existe também um evento paralelo realizado pela RioMarket, o segmento de negócios do Festival do Rio, que reúne produtores, diretores, distribuidores e outros profissionais do ramo vindos de todas as partes do mundo.

Mas, vamos ao que interessa. São mais de 300 filmes, a maioria nunca chegará ao circuito comercial, divididos em duas categorias principais: a Première Brasil e o Panorama do Cinema Mundial, além de outras categorias menores. A Première Brasil é a mostra competitiva do Festival do Rio e funciona como uma vitrine anual da produção cinematográfica brasileira. Este ano serão 65 filmes brasileiros sendo que 17 concorrem ao Troféu Redentor. Os vencedores são escolhidos por um júri internacional e também pelo público. O Panorama do Cinema Mundial compõe um cenário mais abrangente com grandes filmes de grandes diretores já consagrados e títulos badalados. Este ano mais de 70 filmes de diversos diretores, entre eles Woody Allen. Passarão por aqui obras premiadas nos Festivais de Cannes e Veneza, documentários e o vencedor do Leão de Ouro, Somewhere, filme mais recente de Sofia Coppola.




No site do Festival você confere a lista completa dos filmes, informações sobre salas de cinema e ingressos e download do Jornal Redentor.

http://festivaldorio.com.br/

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Coming Soon

Esperando...


terça-feira, 21 de setembro de 2010

Postagem extraordinária

Pastor anuncia que pretende queimar exemplares do Alcorão


Apesar dos apelos de Washington, religioso afirma que vai manter a decisão



A cidadezinha Gainesville, no interior da Flórida, região sudeste dos Estados Unidos, chamou a atenção do mundo quando o pastor Terry Jones, da Dove World Outreach Center, uma igreja evangélica fundamentalista, resolveu anunciar a queima de exemplares do Alcorão – livro sagrado do Islamismo – no dia do aniversário dos atentados terroristas de 11 de setembro.

Segundo o pastor, é hora de os EUA mandarem uma mensagem clara aos radicais islâmicos de que não vão ser dominados pelas ameaças e pelo medo.

“É hora de a América voltar a ser América.”

A notícia causou preocupação ao comando da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Afeganistão.

Em entrevia à rede de televisão americana ABC, o general David Petraeus afirmou que o ato coloca em risco a vida de soldados e civis.

“Eles (os extremistas) a usariam (a queima do Alcorão) para inflamar a opinião pública e para incitar a violência contra noss

os soldados e civis”, disse.

Na Casa Branca, o porta-voz Robert Gibbs afirmou que “qualquer atividade que possa ameaçar nossos soldados será uma preocupação para o governo”.


Assista no Youtube uma matéria da ABC sobre o pastor Terry Jones.

http://www.youtube.com/watch?v=_7p7lbhEb4c

A Igreja

A Dove World Outreach Center é uma igreja evangélica radical com aproximadamente 50 fiéis. Em sua página na internet, a igreja liderada por Jones publica textos de ódio ao Islã, como o intitulado “Dez razões para queimar o Alcorão”, no qual compara o islamismo ao nazismo e ao comunismo.


No site também é possível comprar um exemplar do livro Islam is of the Devil (“O Islã é do demônio”), de autoria de Jones, assim como canecas e camisas com a frase.


Site da igreja.

http://www.doveworld.org/