
Festival do Rio 2010
Nas entranhas do maior evento de cinema do país
Todos os anos durante duas semanas o Rio de Janeiro se transforma na capital mundial do cinema. Trata-se do maior evento de audiovisual da América Latina que, além de evidenciar a importância econômica e cultural do setor, estimula a indústria, promove a cidade e oferece à população acesso ao melhor da produção cinematográfica mundial.
O Festival como se conhece hoje nasceu da fusão, em 1999, dos maiores eventos cinematográficos da cidade na época: o Rio Cine, criado em 1994 para exibir filmes nacionais que tinham dificuldade para chegar ao circuito carioca, e a Mostra Rio de Cinema, que apresentava cinema internacional.
Desde então, o Festival vem crescendo em números e
Outro marco de grande importância consolidado pelo Festival é uma plataforma para encontros de negócios audiovisuais. O Pavilhão é como um quartel general do cinema na cidade e funciona no Centro Cultural Ação da Cidadania, na Gamboa. É um espaço de intercâmbio e interação entre os participantes do evento e abriga mesas e seminários da RioMarket, debates do Cine Encontro, sessões 3D e o Espaço Games. Existe também um evento paralelo realizado pela RioMarket, o segmento de negócios do Festival do Rio, que reúne produtores, diretores, distribuidores e outros profissionais do ramo vindos de todas as partes do mundo.
Mas, vamos ao que interessa. São mais de 300 filmes, a maioria nunca chegará ao circuito comercial, divididos em duas categorias principais: a Première Brasil e o Panorama do Cinema Mundial, além de outras categorias menores. A Première Brasil é a mostra competitiva do Festival do Rio e funciona como uma vitrine anual da produção cinematográfica brasileira. Este ano serão 65 filmes brasileiros sendo que 17 concorrem ao Troféu Redentor. Os vencedores são escolhidos por um júri internacional e também pelo público. O Panorama do Cinema Mundial compõe um cenário mais abrangente com grandes filmes de grandes diretores já consagrados e títulos badalados. Este ano mais de 70 filmes de diversos diretores, entre eles Woody Allen. Passarão por aqui obras premiadas nos Festivais de Cannes e Veneza, documentários e o vencedor do Leão de Ouro, Somewhere, filme mais recente de Sofia Coppola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário